sexta-feira, 26 de abril de 2013

A Psicanálise: Ruptura e abertura a um novo pensamento científico (parte 1)



A psicanálise nasceu com o século XX com a publicação do livro A Interpretação dos Sonhos de S. Freud, escritura que apresenta ao mundo algo novo: o inconsciente. 
Nas Novas Conferências Introdutórias à Psicanálise 1933 -  Revisão da Teoria dos Sonhos Freud escreveu:

 “O conceito de inconsciente designa o ponto de virada da ciência, faz a passagem dos procedimentos psicoterapêuticos para a psicologia da profundidade. A teoria do sonho é o que há de mais característico e próprio dessa jovem ciência, um pedaço de terra nova, subtraído da crença popular e do misticismo. A estranheza das afirmações que ela teve que fazer conferiu-lhe a função de um xibolete cujo emprego decide quem se torna um seguidor e quem não consegue apreendê-la.” 
Para poder se aproximar da psicanálise é preciso estudar a Obra A Interpretação dos Sonhos, fazer uma leitura produtiva, transformadora. Nesse seminário, esse é o primeiro texto de Freud que vamos estudar, vamos dedicar nove aulas para o estudo dessa obra.

 1.   A hipnose e a invenção da psicanálise


       A história do descobrimento freudiano começa anos antes e está relacionado com a busca de respostas para fenômenos que desafiavam a ciência da época: as enfermidades psíquicas, principalmente a histeria,  e os fenômenos criados pela hipnose.
Em Resumo da Psicanálise ensaio de 1924 escrito para a Enciclopédia Britânica Freud diz:

“Dificilmente podemos exagerar a importância do hipnotismo no surgimento da psicanálise. Seja no aspecto teórico, seja no terapêutico, a psicanálise administra um legado que herdou do hipnotismo.”

Os estudos da histeria e da hipnose levaram Freud à descoberta do inconsciente. Como se deu isso?

Médico clínico em Viena, Freud tratava das “doenças nervosas” como eram chamadas na época as neuroses, utilizando as  técnicas disponíveis entre as quais a hipnose. Foi para a França aprimorar essa técnica com os maiores especialistas e assistiu várias demonstrações de hipnose entre os anos de 1885 e 1889. Ficou fortemente impressionado com os experimentos de Charcot e outros que provocavam em pacientes sintomas artificiais pela sugestão durante a hipnose. Sintomas com as mesmas características apresentadas pelos histéricos. Com hipnose, os médicos também podiam retirar um sintoma, deslocar sua localização ou dar uma ordem que o paciente realizava sem seu conhecimento consciente.

Em 1889 Freud foi a Nancy realizar um curso com o renomado Dr. Bernheim, excelente hipnotizador. Desse curso Freud relatou o seguinte experimento: “O médico entra na enfermaria do hospital, coloca seu guarda-chuva a um canto, hipnotiza um dos pacientes e lhe diz: ‘Vou sair agora. Quando eu entrar de novo, você virá a meu encontro com o guarda-chuva aberto e o segurará sobre minha cabeça.’ O médico e seus assistentes deixam então a enfermaria. Assim que retornam, o paciente, que não está mais sob hipnose, executa exatamente as instruções que lhe foram dadas enquanto hipnotizado. E o médico o interroga: ‘O que é que você está fazendo? Qual é o significado disso tudo?’ O paciente fica claramente embaraçado. Faz alguma observação desajeitada, tal como: ‘Como está chovendo lá fora, doutor, achei que o senhor abriria seu guarda-chuva na sala antes de sair.”

Essa argumentação do paciente, efetuada impulsivamente, busca oferecer algum tipo de motivo para seu comportamento aparentemente insensato. 

Experimentos como esses criaram perguntas no espírito investigativo de Freud.  Onde fica a ordem do médico que o paciente executa sem lembrar? 

A convicção da existência de poderosos processos psíquicos que permanecem ocultos à consciência humana era uma noção que Freud escutou de alguns médicos, porém nenhum deles levou adiante a investigação nesse campo.

Anelore Schuamnn
psicanalista
(A Psicanálise: Ruptura e abertura a um novo pensamento científico
parte 1 -  Seminário INICIAÇÃO À OBRA DE S. FREUD)

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, esta ciência revolucionou e segue revolucionando a vida e as obras de muita gente.
      Agradecemos teu comentário,

      Excluir
  2. Uma excelente abordagem que nos permite entender um pouco mais desta nova ciência!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Silvanio,

    que bom que o que publicamos pode te esclarecer algo. A psicanálise desvendou todo um lado oculto para a humanidade até sua produção.
    Agradecemos teu comentário,

    ResponderExcluir